Smoking Fetish: O fetiche por fumantes
Se para a maior parte das pessoas fumar é algo condenável e até repugnante, para muita gente uma pessoa que fuma é mais atraente, e passa uma imagem de sedução, autonomia, independência, prazer, poder. O fetiche por fumantes (internacionalmente chamado de "smoking fetish") é um fetiche muito comum em todo o mundo. Como qualquer fetiche, é predominantemente masculino, mas também existem mulheres que sentem atração por homens fumantes, e o fetiche também é popular na comunidade gay.
As pessoas que têm o smoking fetish muitas vezes nem são fumantes, e as causas para essa atração podem ser as mais diversas; alguma figura feminina ou masculina que marcou a infância; a simples beleza dos gestos e da fumaça; ou, no caso de fetichistas fumantes, uma extensão da excitação obtida quando se começa a fumar. Não há estudos que indicam alguma relação química ou neurológica da nicotina com a libido.
O fetiche por fumantes se revela de várias formas e intensidades. Algumas pessoas acham elegante, casual ou provocante outra pessoa que fuma, sem sentir, porém, uma excitação sexual, no sentido estrito do termo. Por outro lado, há pessoas que gostam e enxergam na fumaça um sentido de dominação e submissão. Há pessoas que sentem verdadeiro tesão quando fumam, ou que têm muita vontade de fumar quando estão sexualmente excitadas. Muitos dos fetichistas se sentem extremamente sensuais e provocantes fumando. E, de modo geral, todas as pessoas que têm o fetiche gostariam de fazer sexo fumando, ou com um(a) parceiro(a) que fume durante o ato sexual.